domingo, 22 de maio de 2011

Max Weber

Conheça um pouco da Vida de um grande sociólogo da história da humanidade.

 

Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. É considerado um dos fundadores do estudo moderno da sociologia, mas sua influência também pode ser sentida na economia, na filosofia, no direito, na ciência política e na administração. Começou sua carreira acadêmica na Universidade Humboldt, em Berlim.
 Personagem influente na política alemã da época, foi consultor dos negociadores alemães no Tratado de Versalhes (1919) e da Comissão encarregada de redigir a Constituição de Weimar.
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia.
Do ponto de vista pessoal, ele ressaltou que a vocação científica exige dedicação: quem não se especializa em alguma área jamais pode almejar sucesso. Contudo, mais do que dedicação, a vocação para a ciência também exige paixão (dedicação à causa) e, além disso, inspiração para fazer uma obra relevante. Somente quem vive voltado para a ciência pode ser chamado uma personalidade.
Do ponto de vista sociológico, Weber mostrou que a ciência faz parte de um processo histórico geral de racionalização e intelectualização da vida. Através da visão científica, a realidade é expurgada de seus elementos mágicos e o sentido último da realidade é retirado do mundo, ficando a cargo das religiões ou da própria consciência do indivíduo. Muitos autores apontam neste escrito os ecos da tese da morte de Deus, apresentada pelo filósofo Friedrich Nietzsche. Para Weber, a modernidade achava-se dilacerada por um conflito de valores - na linguagem de Weber, pela guerra dos deuses - e a escolha do sentido último da vida era uma responsabilidadae pessoal que não poderia ser creditada à ciência.
Sociologia e Política
A visão que Weber tinha do papel do líder político na sociedade contemporânea pode ser apreciada em um de seus escritos mais famosos: A política como vocação. Após relembrar seus conceitos centrais (política, poder, Estado e os tipos de dominação), Weber discorre sobre o processo de formação do Estado Moderno (resultado da monopolização dos meios de gestão da violência), destacando como ele foi acompanhado com o surgimento de uma figura muito peculiar no Ocidente: o político profissional. Segundo o autor, a vocação política exigia certas qualidades, entre as quais ele destacou a paixão por uma causa, o senso de proporção e a responsabilidade. Longe de mover-se apenas na esfera crua da luta do poder pelo poder (''Realpolitik''), ele achava que a classe política poderia seguir parâmetros éticos de dois tipos: a ética da convicção ou a ética da responsabilidade. Assim, longe de aderir a uma política sem ética, mas sem aderir a uma visão idealista da mesma, a ética da responsabilidade que deveria orientar a ação política.
A influência de Max Weber pode ser sentida em todos os principais campos de atividades das ciências humanas e sociais. Seus conceitos, idéias e teorias fecundam, frutificam e permeiam ainda hoje estes diversos saberes.
A Sociologia e a economia
No campo da economia, o pensamento weberiano vem sendo recuperado na atualidade e sua abordagem histórica e social dos fatos econômicos - diferente da ciência econômica hoje hegemônica, que isola e econômico do social - a chamada sociologia econômica mostra que a pesquisa de Max Weber foi pioneira na tentativa de situar a atividade aquisitiva em suas bases socias e culturais. Seus pressupostos foram recuperados por autores como Karl Polany e Torstein Veblen, entre outros autores clássicos.
No campo da teoria política, seus conceitos fundamentais, como poder, dominação, legitimidade, carisma, partido político, etc, - orientam as discussões dos modernos politólogos e sua teoria dos tipos de dominação continua extremamente atual. Suas análises das formas burocráticas, tradicionais e carismáticas de poder ainda hoje são utilizados para entender as características da vida política no contexto da modernidade.
Não seria exagero dizer, portanto, que Max Weber é provavelmente o autor mais influente e conhecido no âmbito das ciências sociais. Não apenas a sociologia e a ciência política moderna o têm como autor central e referência constante, mas também o direito, a economia, a administração de empresas e até a filosofia mobilizam várias de suas interpretações e ideias.

No Brasil, além de autores clássicos como Sérgio Buarque de Holanda e Raymundo Faoro, o pensamento weberiano é descrito por estudiosos como Gabriel Cohn, Maurício Tragtenberg, José Guilherme Merquior e, atualmente, Antônio Flávio Pierucci e Jessé Souza.
Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário