segunda-feira, 21 de março de 2011

Tempos Modernos

Desde os tempos antigos a história da humanidade nos revela que apenas uma pequena parcela:  nobreza,  senhores de terra, e igreja que sempre, estiveram no comando da tinham direito a uma vida digna. A população restante que sempre foi escravizada tinha o mínimo necessário para a sobrevivência.
Com a Revolução Industrial na Inglaterra e a Francesa que resultou na ascensão de uma nova classe social ao poder a burguesia, formada por comerciantes que teve sua grande chance com o surgimento das indústrias das fábricas.
Nasceu junto a essas mudanças a esperança de um vida melhor para as pessoas que antes viviam da agricultura, uma população sofrida que trabalhava  de sol a sol pelo um pedaço de chão para morar, que além de trabalhar para senhores de terra, ainda tinham que produzir seu próprio alimento, o que não produzia trocavam entre si. Surgia assim uma luz no fim do túnel, finalmente poderiam ter um trabalhar ganhar um salário e ter uma vida mais digna. Só que na realidade as coisas foram muito diferentes, apesar das transformações da ascensão da burguesia a maioria continuava a viver na miséria, apenas uma pequena parcela da sociedade continuava no poder comando todos como se tivesse de diante de animais que não tem sentimento, nem capacidade de pensar e agir por conta própria, assim a maioria continuava a viver miseravelmente, faziam um trabalho mecânico, não tinha vontade própria eram controlados como se fossem partes das máquinas, o filme tempos modernos retrata como pessoas mais sensíveis que não suportavam a pressão da época tornavam-se estressadas e infelizes incapaz não se adequando a quadro e com isso não produziam satisfatoriamente.  É nesse momento de grandes transformações sociais de muitas dificuldades que surgi a Sociologia - ciência humana que estuda o comportamento humano em função do meio. Havia necessidade de uma ciência que estudasse essas transformações porque passava a sociedade e tentasse entendê-la. A própria indústria passou a ser objeto de estudo, ao estudar os novos fenômenos trazidos pela revolução industrial percebe-se que não é mais possível continuar com a mesma política organizacional de antes inclusive porque com a industrialização há um aumenta na produtividade é preciso que aja mais consumidores, surgindo assim necessidade de um estudo para explicar, mostrar, compreender como todas essas transformações afetava a vida das pessoas, do que adiantava produzir se não houvesse pessoas para consumir, para que as pessoas tenham poder de compra elas precisam de trabalho e receber um salário digno, pois só assim todos saem ganhando é essa necessidade que faz com que a sociologia ocupe seu espaço, diante das transformações que passa a sociedade além do mais não havia trabalho para todos e  as jornadas de trabalho eram exaustivas, já que  a cabeças dos que estavam no comando tinham uma visão dos tempos da idade média, daí a importância dos grandes pensadores como Auguste Comte, considerado o pai da Sociologia, pois estabeleceu  claramente  o campo de pesquisa da nova ciência como sendo a sociedade.  Max Weber, Émile Durkheim que estabelecem os limites da atuação da sociologia a interação entre as pessoas e a sociedade sendo o ponto central de estudo das ciências sociais. As indústrias, as fábricas destacam-se como uma organização fundamental no novo tipo de sociedade, assim os industriais e os novos trabalhadores assalariados unidos por vínculos recíprocos formando uma sociedade mais dinâmica e justa.

2 comentários:

  1. Parabéns, Menina Consuelo! Seu blog está ficando rico.
    Qualquer dúvida estarei aqui.
    Beijos.
    Malu

    ResponderExcluir
  2. Consuelo,vamos transformar esse espaço virtual em oportunidades de crescimento.
    Marcos Vieira

    ResponderExcluir